quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dicas: Bebês e Piscinas

Toda mãe já deve ter ouvido alguma  história de terror notícia a respeito da alguma crianças que se afogou na piscina de casa, da escola, do vizinho ou de parentes. E essa é uma questão preocupante, já que o afogamento é uma das principais causas de acidentes com crianças menores de 5 anos. Na casa da minha mãe tem piscina, então essa será uma preocupação extra durante as visitas depois que a pequena começar a se locomover sozinha. Dia desses me deparei com o seguinte vídeo:
O vídeo trata de uma técnica que está se popularizando no exterior, na qual bebês com mais de 6 meses são ensinados a sobreviver caso venham a cair na água, aprendendo a virar de barriga pra cima e boiar para que possam respirar enquanto a ajuda não vem.
Ensinar bebês a nadar ainda gera muitas controvérsias. De um lado, há os que pensam ser importante que a criança aprenda a nadar desde cedo por motivos de sobrevivência, mas há os que acham que isso apenas aumenta o risco da criança se aventurar na água e sofrer um afogamento.
Tradicionalmente, as aulas de natação são recomendadas para crianças acima de três ou quatro anos, embora antes disso a criança já possa frequentar cursos para bebês em algumas academias, que consistem apenas de brincadeiras e familiarização com a água e são realizados com o bebê no colo dos pais. Abaixo algumas dicas para quem frequenta ou gostaria de frequentar a piscina com seu bebê

De 6 meses a 1 ano
Nessa idade, a intenção é apenas apresentar a água ao bebê e familiarizá-lo com o ambiente por meio de brincadeiras.
- mantenha seu bebê em seus braços todo o tempo
- não mergulhe crianças abaixo de três anos sob a água. Apesar de nascermos com um reflexo de não respirar quando submergidos, as crianças podem engolir muita água, o que pode levar inclusive a uma intoxicação.
- Vista nele fraldas específicas para a água, como essa, da marca Huggies. Isso evita que fezes vazem para a piscina, contaminando a água.
- Se você possui piscina em casa, ela deve ser cercada em todos os lados com um portão de fechamento automático fora do alcance da criança. Mas lembre-se de que a cerca não substitui a supervisão.
- Um bebê pode se afogar em uma pequena quantidade de água e muito rapidamente, tome cuidado também com piscinas infláveis, baldes e banheiras.

De 2 a 3 anos
Nessa idade a criança é estimulada a movimentar braços e pernas na água, mas ainda precisa estar acompanhada de um adulto, embora seu filho possa achar que já consegue nadar sozinho
- Converse com ele sobre a segurança na piscina, como não correr ao redor e só entrar na água com o papai ou a mamãe.
- Bóias infláveis podem causar uma falsa sensação de segurança, pois podem desinflar com facilidade, especialmente se forem de qualidade duvidosa.
-  Retire da piscina brinquedos e objetos flutuantes que possam atrair a atenção da criança, que vai querer pegá-los

O que vocês pensam sobre o assunto?
Até outro dia, um beijo!

2 comentários:

  1. Gostei do post, Paulinha. A Lulu faz natação desde bebe,e agora, com 3 anos, ainda não sabe tecnicamente nadar, mas já sabe mergulhar, pular no fundo e subir, bater as pernas e os braços, e tem plena consciência de que piscina funda ainda não é pra ela. Graças às aulas de nataçao, que recomendo muito. Quanto às bóias, acho mesmo um perigo. Além de parecerem mais seguras do que são, já vi criança se acostumar a ficar de boia na piscina funda, e depois, sem boia, se jogar, achando que já domina o ambiente.
    Realmente, nesse quesito, todo cuidado é pouco.
    Beijos pra voce e pra Maya.

    ResponderExcluir
  2. compre desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 produtos
    ... ... ... ... ... ... ... ...
    CERCADO DE BEBE

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Cercado&IDCategoria=110

    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir