segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dicas: lanchinhos saudáveis

Essa dica é para os maiorzinhos. Toda criança passa por uma fase em que fica meio chatinha pra comer entre os dois e quatro anos. É muito comum ver mães dizendo que o filho comia de tudo e de repente não gosta de nada. Não se preocupe, vai passar. Mas insista sempre em um cardápio saudável. Abaixo vão algumas dicas e receitas de comidinhas (disfarçadamente) saudáveis para os pequenos.

1 - Tudo no tamanho dele:
As crianças nessa idade gostam de comer sozinhas. E preferem que os utensílios (copo, prato, colher) sejam feitos para suas mãozinhas pequenas. A mesma coisa vale para a comida. A criança vai achar mais agradável comer porções pequenas e pedaços que caibam em sua boca.

2 - Diminua o volume:
Os pequenos se distraem facilmente com qualquer coisa, como televisão, rádio, telefone ou uma conversa alheia. Ajude seu filho a se concentrar mantendo um ambiente tranquilo na hora das refeições.

3 - Pense em cores vivas e formas divertidas
Assim como os adultos, as crianças comem primeiro com os olhos. Cozinhe alimentos de cores variadas. Você pode também usar forminhas para biscoitos para dar formas divertidas à comida.

4 - Leve seu filho para a cozinha
Ignore a bagunça um pouco. Ajudar no preparo das refeições incentiva o pequeno a experimentar sabores novos e comer alimentos saudáveis.



Picolés verdes

Bata em um liquidificador duas bananas bem maduras, um abacaxi, 2-3 xicaras de espinafre e água. Coloque em forminhas e leve ao freezer. Sucesso garantido.

Bolinhos de brócolis

Misture 2 xícaras de brócolis cozido no vapor picadinho, 1 xícara e meia de queijo ralado, 3 ovos, farinha de rosca e tempero a gosto. Faça pequenos bolinhos e asse por 25 minutos, virando-os na metade do tempo.

"Nuggets" saudáveis

Corte um peito de frango em cubos, mergulhe em iogurte desnatado e passe na farinha de rosca. Asse por aproximadamente 10 minutos

5 comentários:

  1. Oi Paula,
    Sou a Melissa, mãe da Alice. Adorei seu blog. Espero encontrá-la mais vezes no Cinema. bjo

    ResponderExcluir
  2. Paula,
    Adorei o post. Lorenzo está com 4 meses, mamando exclusivamente, mas pra mim são quase 6 e eu já estou me preocupando com a alimentação (e o tempo pra pensar nela!)

    ResponderExcluir
  3. Também fiz um post no blog sobre a alimentação dos bebês com dicas de papinhas! Dê uma olhada!

    ResponderExcluir
  4. Paula, obrigada pelas dicas lá no Mãe de Duas. Conheço a Green, as roupas são lindas mas caras. Sobre a falta de opção de cores, era justamente da Renner que eu estava falando no post hehehe!
    bjos
    Priscilla

    ResponderExcluir
  5. Achei legal a dica do brandsclud, mas precisa ser convidado, né?

    ResponderExcluir